Casa da Música

A Casa da Música foi criada com o objetivo de incentivar a inclusão social e facilitar o acesso à arte de modo geral. Dirigida pelo Departamento de Cultura, oferece aulas de instrumentos de cordas como violão, violino, violoncelo, viola, contra-baixo elétrico e guitarra; de sopro: gaita, trompete, trombone, melofone, trompa, tuba e bombardino; além de teoria musical, percussão e bateria, teclado, piano, baliza (Banda Marcial), corpo coreográfico (Banda Marcial), dança de rua, de salão, balé e iniciação teatral; tendo aproximadamente 700 alunos matriculados.

Está aberta de segunda a sexta, das 08 horas às 20 horas.


Professores

Anderson Oliveira
Começou a estudar música aos 15 anos de idade com o professor e maestro Eduardo Martinelli Danzi. Em 2000, ingressou na Escola Municipal de Música de São Paulo (EMMSP), tendo aulas com mestres violonistas e maestros como Celso Delneri e Henrique Pinto. Desde então, vem participando de festivais, concursos e apresentações por todo o Brasil, como: III Festival Internacional de Música de Santa Catarina (FEMUSC) e I Encontro Internacional de Violonistas (International Guitar Meeting) Tatuí-SP; tendo a oportunidade de conhecer e ter aulas com violonistas de todas as partes do mundo, como: Mario Ulloa (Costa Rica), Pablo Marques (Argentina), Judicael Perroy (França), Miguel Trapaga (Espanha), Fábio Zanon (Brasil) e outros. Em 2008 concluiu se bacharelado em música com habilitação em instrumento, pela UNICSUL e atualmente cursa pós-graduação em Educação Musical pela Faculdade Paulista de Artes (FPA) e dá aulas de Violão na Casa da Música.

Antônio Cestari
Iniciou seus estudos musicais no ano de 1997 nas Oficinas Culturais de Itanhaém sendo aluno do violonista e maestro Eduardo Martinelli Danzi. Nos anos de 98 e 99 participou como bolsista do I e II Encontro Internacional de Violão, realizado em Campo grande - MS. Em 2002 conquistou o 2º lugar (categoria solo) no Festival de Música Instrumental de Itanhaém, neste mesmo festival, conquistou o 1º lugar com o Quarteto de Violões de itanhaém (Categoria Música de Câmara). Concluiu em 2008 seu bacharelado em música com habilitação em violão erudito pela Universidade FMU - FAAM, sendo orientado pelo violonista Sidney Molina (Doutor em música pela PUC - SP) e também pelo saudoso mestre Henrique Pinto (1941 - 2010). Atualmente é professor de teoria musical e violão na Casa da música e atua como educador musical no Projeto Guri.

Brenda Dominiski
Iniciou sua carreira na arte da dança cursando jazz e ballet no ano de 1995, pela Prefeitura Municipal de Itanhaém e no Studio de Arte e Dança Espaço Alternativo. Em 1997 ingressou na Escola de Bailado Municipal de Santos, representando–a em vários festivais de dança do Brasil, obtendo sempre lugares de destaque, dentre eles, o 1° lugar no “9° Passo de Arte”. Profissionalizou-se como bailarina clássica em 2005 sob a aprovação da coordenadora Renata Pacheco e dos jurados Liliane Benevento e Gustavo Lopes. Em Itanhaém, atua como solista pela escola Lenisa Rocha Ballet, desde 2004 em diversos festivais de dança, conquistando sempre ótimas premiações. No decorrer dos anos fez cursos de aperfeiçoamento de Ballet Clássico, Contemporâneo e Tango com grandes mestres da Dança, dentre eles: Áurea Hamerly, Camila Pupa, Kátia Rocha, Luiz Arrieta, Valéria Mattos, Jair Moraes, Eduardo Bonnis, Boris Storojkov, Aracy de Almeida, Marcos Sanches, Arilton Assunção, Ricardo Scheir, Henrique Talma e Pablito.

Cristiano Souza
iniciou como integrante da Banda Marcial de itanhaém em 1985 como percussionista. No ano de 1998, passou a exercer a função de coreógrafo e professor do corpo coreográfico da Banda do município, onde atua até o presente momento. Participou de cursos na área da coreografia com professores renomados e estudou na escola Forte das Artes, em São Paulo. O professor é apto para lecionar Dança de Salão, Clássico e Jazz.

Jaqueline Lemme
Começou aos nove anos de idade na Banda Musical de Peruíbe, tocando Clarinete e em seguida interessou-se por outros instrumentos, como: Saxofone (soprano, alto, tenor e barítono) e flauta transversal. Visando aperfeiçoar-se na área, estudou na Escola de Música Tom Jobim (ULM), cursou Musicalização através da flauta doce Yamaha, e foi participante do Festival de Música, em Londrina. Hoje atua como professora de Saxofone, Flauta Doce e Flauta Transversal na Casa da Música.

Jonatha Hudson
Iniciou seus estudos na igreja com o professor Estevam Dias. A paixão pelo instrumento o fez buscar novas fontes de conhecimento e o permitiu concluir o curso de violino pelo Conservatório Atelier de La Musique. Tocou em diversos grupos e orquestras, como a Orquestra Experimental de Repertório de Santos, Orquestra de Câmara de Diadema, Orquestra Jovem do Litoral, Orquestra Sinfônica Jovem Municipal e outras. Participou de diversos cursos extensivos, como: Pedagogia (nível técnico), Psicologia Infantil (nível técnico), História da Música, Teoria Musical (nível avançado), Composição e Arranjos, Regência, além de cursos de canto, piano, harpa, viola, violoncelo, contrabaixo acústico, violão, cavaquinho, banjo, guitarra e contrabaixo elétrico. Atualmente dedica-se ao projeto social "Cordas para todos", de sua autoria, que visa atingir grupos de jovens carentes na Igreja.

Júlio César
Violonista, regente e idealizador do projeto Orquestra de Violões, da Casa da Música, iniciou seus estudos pela Secretaria de Cultura de Santos, no Teatro Municipal Brás Cubas, em 1997. Atualmente, cursa o primeiro ano de Técnico em Regência, no Conservatório Ivanildo Rebolças, Cubatão. Produziu 02 Cd’s em parceria com a Cantora Patrícia Mendes (Mpb Voz e violão, 2008 e Fica do meu lado, 2010), com musicas próprias e couvers. Foi finalista do “II Festival de Musica de São Vicente”, em 2009, com a composição “Amor pra vida Inteira”; e realiza Shows, trabalhos instrumentais em formações diversas, recitais, festivais e inúmeros concertos por diferentes cidades do Estado. O professor César atua, desde 2007, como regente da Orquestra de Violões do Projeto Guri, em Itarirí.

Paulo Pellegrini
Atua na Banda Marcial Municipal há 23 anos. Iniciou-se na música aos 12 anos na fanfarra da escola em que estudava. Participou de várias oficinas e workshops na área da música como o "Pró-Bandas". Atuou em diversas corporações musicais como convidado, entre elas o Colégio Bilac, Banda Marcial Itaquaquecetuba, Banda Marcial Noé Azevedo - SP, etc. Deu aulas na Banda Marcial de Cajatí - SP e  há 04 anos ministra aulas de trompete e flugel na Banda Marcial de Itanhaém.

Toni Carlos
Pianista nascido em 17 de marco de 1981 na cidade Itanhaém no litoral sul paulista, iniciou seus estudos de piano em 1998 como aluno de Flávia Conceição e Luiz Alfredo Martins Junior. Concluiu pela CEM Tom Jobim (antiga ULM) o curso de piano erudito com os professores Mário Casali e Gisela Müller. Atualmente continua seus estudos de piano na Escola Técnica de Música e Dança "Ivanildo Rebouças da Silva" em Cubatão com a professora Ana Lúcia. Atualmente leciona piano na Casa da Música onde participa de projetos ligados ao ensino e a formação musical. Trabalha ativamente como músico erudito e popular participando de várias formações em diversos gêneros musicais. Recentemente participou do Mapa Cultural Paulista com João Donato Sexteto, sendo finalista e se apresentando no SESC Santana em São Paulo.