segunda-feira, 23 de maio de 2011

Paróquia Santa Terezinha realiza Festa de Santo Antônio no mês de junho

Durante três finais de semana do mês de junho, a Paróquia Santa Terezinha realizará a tradicional Festa de Santo Antônio, na Rua Oscar Pereira da Silva, 168, no Belas Artes. Serão vendidos diversos quitutes juninos e a diversão ficará por conta da quadrilha infantil e adulta. O público ainda terá a oportunidade de ganhar vários prêmios no bingo, com o grande prêmio final de uma moto zero km.
A festa acontecerá nos dias 4, 5, 10, 11, 12, 17, 18 e 19 de junho. No primeiro final de semana (4 e 5), a festa começará com a apresentação da quadrilha junina infantil, a partir das 20 horas. As crianças que quiserem participar da dança devem se inscrever na secretaria da igreja e participar dos ensaios.

Nos dias 10, 11 e 12, a festa contará com a apresentação da quadrilha dos adultos, na sexta-feira (10), a partir das 20 horas. Numa homenagem à tradicional festa da roça, a quadrilha terá como tema o Chico Bento e Rosinha. Os adultos interessados devem procurar a secretaria da paróquia para a reserva da fantasia. Já no último final de semana da festa, haverá a quadrilha tradicional, que reunirá pessoas de todas as idades, a partir das 20 horas.

BINGO E SORTEIO – Além de todas as atrações, ainda será realizado o bingo, que dará como prêmios televisores, aparelhos de som, forno microondas, celulares, bicicletas e muitos prêmios surpresa. O bingo acontecerá todos os dias da festa, a partir das 19 horas.

O grande prêmio final ficará por conta do sorteio de uma moto CG 125 Fan zero km, que ocorrerá no dia 12, a partir das 14 horas. Os números, vendidos a R$ 5,00, são encontrados com os colaboradores da paróquia ou na secretaria.

Vale lembrar que a paróquia ainda estará com uma tenda montada na Praça Narciso de Andrade no dia 11, para a venda dos cupons para o sorteio. Caso o número sorteado não tenha sido vendido, um novo sorteio será realizado no dia 19, a partir das 14 horas.

Para informações referentes às quadrilhas, bingo ou ao sorteio da moto, entrar em contato pelo telefone (13) 3426-3211.

terça-feira, 10 de maio de 2011

Biblioteca traz exposição sobre abolição da escravatura

Em comemoração ao dia 13 de Maio, dia da Abolição da Escravatura, a Biblioteca destacou sobre o tema alguns títulos de seu acervo. O objetivo é despertar o interesse dos leitores também para os livros didáticos, neste caso, os de História – que relatam a História do Brasil. Entre eles estão: O Engenho Colonial; História do Brasil I. Colônia; História do Brasil da colônia à república; Casa-grande & Senzala; O Negro no Brasil (História e Desafios); O Abolicionismo; Raízes do Brasil; Reinventando a Liberdade (A Abolição da Escravatura no Brasil); Revista de História-Escravidão; História do Brasil-Império e República; A Fazenda de Café.

A exposição estará à disposição do público, até o dia 16 de Maio, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Biblioteca Municipal Poeta Paulo Bomfim. Maiores informações pelo telefone 3426-1477.

Sobre a Abolição - No dia 13 de maio de 1888, a princesa Isabel, filha de dom Pedro II, assinou a Lei Áurea, que extinguiu a escravidão no Brasil. Desde o período colonial, o trabalho escravo, associado à grande propriedade rural, esteve na base da economia brasileira. A escravidão começou a declinar em 1850, com o fim do tráfico de escravos. Entretanto, a campanha abolicionista só tomou impulso, a partir de 1870, quando setores de uma classe média emergente, formada por intelectuais, militares, pequenos empresários, advogados, jornalistas e outros profissionais liberais, começaram a se mobilizar pelo fim da escravidão.

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Festa do Divino é tradição na vida de uma das seguidoras mais antigas de Itanhaém

Uma das celebrações mais antigas de Itanhaém, a tradicional Festa do Divino existente há mais de 300 anos, não poderia deixar de trazer em sua bagagem, histórias e participações de fiéis. São dezenas de seguidores que acompanham desde os preparativos iniciais até a fase final da festividade.

Quando criança, aos 11 anos, a aposentada Therezinha de Jesus Gatto dos Santos teve sua primeira participação registrada em 1941. Foi assim, convidada a Imperatriz por duas vezes, que a menina iniciou suas atividades religiosas junto à equipe que organiza o evento.

A partir daí não parou mais. Passou a se aperfeiçoar cada vez mais sobre os costumes e tradições que envolvem a festa. “Gosto muito, sempre quis servir. Eu até estudava em Santos, mas fazia questão de vir a Itanhaém”, comenta.

Filha de pais religiosos, migrados de Iguape, a devota se fez presente em muitas das celebrações, e hoje marca a data como um dia sagrado no calendário. “Vou a todos. Procuro registrar todos os momentos. Semana retrasada a bandeira passou aqui em casa e fiquei muito emocionada”, relata.

Considerada uma das seguidoras mais antigas de Itanhaém, Therezinha traz no histórico 70 anos de pura dedicação e religiosidade. Até hoje, por onde anda carrega na roupa o broche, símbolo do Espírito Santo.

Quem a conhece ou já teve a oportunidade de visitar sua casa percebe o quanto a aposentada tem adoração pelos assuntos da Festa do Divino. Em cima do sofá, pendurado sobre a parede, está à bandeira vermelha, com um desenho no formato de pomba branca. Esse é só mais um detalhe, já que a sala é decorada por ‘bandeirinhas’, santinhos, esculturas de pombas, quadros e até mesmo uma edição de jornal especial sobre a festa.

Em poucas palavras, e com as mãos sobre o tecido vermelho, ela se apressa em explicar que não se trata apenas de ajudar na organização, mas sim de uma realização pessoal. “Acordo e respiro Festa do Divino. Me criei quase que no evento”. Ainda com os olhos voltados para o pano, se emociona. “Sinto a presença do Espírito Santo”.

Não só dona Therezinha faz parte da história da Festa do Divino, como sua família também tem grande participação. Por muitos anos, o local onde morava ficou conhecido no Município, como a ‘Casa do Império’, ocasião em que a imperadores repousam a coroa e o cetro, esperando o momento ideal para seguir em procissão até a Igreja Matriz de Sant’Anna.

Anos mais tarde, a residência foi vendida e a considerada ‘Casa do Império’ passou a ter um novo ambiente, agora no Centro Histórico de Itanhaém, espaço substituído pela Casa do Olhar Benedito Calixto. “Minha casa era o referencial em Itanhaém. Recebi muitas pessoas, até estrangeiros passam por lá”.

Aos 81 anos e com uma memória de dar inveja a qualquer um, a aposentada relembra momentos que, segundo ela, são inesquecíveis. Ao mesmo tempo em que conversa, suas mãos parecem se perder ao meio de tantas fotos e jornais. Brancas e coloridas, antigas e recentes. A mesa da sala é pequena para as inúmeras recordações. “Esta aqui sou eu quando era mais jovem”. Aponta. “Está aqui foi há 4 anos. Olha, tirei essa na noite da soca. Eu e meu marido”, concluiu a aposentada.

Comunicação Social de Itanhaém

Folia do Divino no Rio Acima - dia 15 de maio (domingo)

No dia 15 de maio acontecerá a Folia do Divino no Rio Acima. Todos os munícipes e turistas estão convidados a prestigiar a tradicional procissão com as Bandeiras do Divino até o Porto do Guaraú e de lá, em barcos ou carros, até o bairro do Rio Acima, no Jardim Coronel.

A saída das Bandeiras do Divino está prevista para as 09h30, em frente à Igreja Matriz de Sant’Anna, localizada na Praça Narciso de Andrade, no Centro, com destino ao Porto do Guaraú, de onde seguirá, a partir das 10 horas, para a celebração na Capela Nossa Senhora do Livramento, no bairro do Rio Acima; às 12 horas será realizada a reza da Folia do Divino na Ilha do Bairro. Por volta das 13 horas acontece o almoço e às 15 horas a Despedida das Bandeiras.

Para a organizadora da festa, Elizabeth Bechir Watanabe, a subida do rio simboliza sentimentos de muita emoção e alegria. “No reviver a Folia do Divino, nestes tempos atuais, a ida de todas as Bandeiras ao Rio Acima reforça a cada ano o compromisso de todos com essa grande história de fé do povo caiçara e com a sua memória”.

A Folia do Divino no Rio Acima é um momento de celebração que acontece como resgate da antiga Folia do Divino que existia na Cidade e acabou no início da década de 60. A Folia na Ilha do Bairro, no Rio Acima, era um dos grandes acontecimentos daquela época, marcando presença na tradição e no cotidiano dos devotos da época.

Biblioteca Municipal promove oficina de contação de histórias

Mais uma vez, a Biblioteca Municipal Poeta Paulo Bomfim será brindada por um projeto voltado ao incentivo à leitura, “O Caravançará II”. O Projeto é um espaço itinerante de entretenimento e cultura, com oficina de bonecos, contação de histórias, cantigas, brincadeiras e brinquedos.


Suas oficinas arte-educativas abordam temas como cidadania, educação e meio ambiente, ilustrados por ricos contos populares, fantoches, músicas de roda e brinquedos feitos com material reciclado. Caravançará é o ponto de encontro no deserto onde mercadores e viajantes se reuniam para descansar, trocar suas ideias e experiências.

Em Itanhaém, serão disponibilizadas 40 vagas para a oficina que será realizada no dia 31 de maio (terça-feira), das 14 às 18 horas, tendo como público alvo professores, estudantes e profissionais de biblioteca.

Em 2011, o “Projeto Caravançará II, agora é você que vai contar" percorrerá 40 cidades, dentre as quais Itanhaém. O objetivo da iniciativa é formar multiplicadores na arte de contar histórias. Mais do que isto, as oficinas oferecidas fornecem experiências e informações para a melhoria contínua da comunicação interpessoal.

O Projeto Caravançará II é viabilizado pela Ilumina Serviços Culturais, com o patrocínio da Usiminas e Toddynho, e os apoios da Secretaria de Estado da Cultura, Editora Brinque Book, Institutos IDEP, SLAC e Brasil Leitor.

Mais Informações e reservas podem ser obtidas na Biblioteca, localizada na Rua Cunha Moreira, 71, no Centro, e através do telefone (13) 3426-1477.

terça-feira, 3 de maio de 2011

Grupo de metais realiza apresentação na Igreja Matriz de Sant' Anna

Com um repertório pra lá de brasileiro, o Grupo de Metais se apresentou no último domingo (1º), na Igreja Matriz de Sant’Anna, localizada na Praça Narciso de Andrade, no Centro Histórico. Aberta ao público, a apresentação foi realizada com um motivo especial, comemorar o 6º aniversário da Casa da Música e o Dia do Trabalho.

O repertório apresentado no evento foi desde a música popular brasileira até erudita. Formado em 2005, o Grupo de Metais busca através da diversidade de gêneros musicais o aperfeiçoamento instrumental dos monitores e alunos convidados, que integram a Banda Marcial de Itanhaém.

Atualmente, o grupo é formado pelos componentes: Paulo Pellegrini (Trompete), Heidy da Silva Almeida (Trompa), Narciso de Oliveira (Trombone), Edmilson Pereira Reis (Euphonium), Sérgio da Silva Almeida (Saxofone), Edson Carlos Lourenço (Percussão), Tiago Pereira (Tuba), Cleiton Freitas (Trompete) e Sávio Barcelos (Bateria).

Inscrições para o VII Concurso de Poesias ‘Letras do Divino’ estão abertas

Com o objetivo de incentivar a produção literária e envolver a comunidade no tema da Festa do Divino, o VII Concurso de Poesias ‘Letras do Divino’ – 2011 está com inscrições abertas. A competição é realizada pela Associação Pró-Festa do Divino Espírito Santo (APRODIVINO) de Itanhaém, com apoio da Academia Itanhaense de Letras, e escolherá os melhores trabalhos sobre o tema da celebração religiosa.

As inscrições são gratuitas e encerram dia 13 de maio. A participação será em uma só categoria, sem limites de idade. Os textos devem ser entregues na Secretaria Paroquial, localizada na Praça Carlos Botelho, 115, Centro, em horário comercial. Os trabalhos podem ser enviados por correspondência ou apresentados pessoalmente. Cada participante poderá inscrever até três poesias.

Os três primeiros colocados serão conhecidos em cerimônia de premiação, no dia 10 de junho, às 20h30, na Igreja Matriz de Sant’Anna. Confira o regulamento do concurso.

Painéis de Ancheita ganham nova iluminação

Em comemoração aos 479 anos de Itanhaém, a caixa d’água do Morro do Paranambuco ganhou nova iluminação. A empresa responsável pelo local, a Sabesp, realizou a iniciativa após o pedido do prefeito João Carlos Forssell. Na caixa d’água estão pintados os Painéis de Anchieta, um projeto desenvolvido para compor o cenário juntamente com a Cama de Anchieta e a Gruta Nossa Senhora de Lourdes, dois grandes pontos turísticos e religiosos de Itanhaém.

Projeto ‘Escola Vai ao Cinema’ leva crianças pela primeira vez a sala de filmes

Inquietos, os estudantes da pré-escola correm de um lado para outro do salão. São aproximadamente 30 crianças da E.M Shirley Mariano Estriga que aguardam ansiosamente a liberação da sala de filmes. Para alguns, essa é uma oportunidade única, e o aluno Alessandro Ribeiro Nogueira de 4 anos se integra a esse time de crianças que tiveram pela primeira vez a chance de conhecer o cinema.

Essa realidade só se tornou possível graças ao projeto ‘Escola Vai ao Cinema’, que leva desde 2007, por pelo menos duas vezes por semana, crianças e adultos inseridos na Rede Municipal de Ensino as salas de cinema para assistirem a filmes educativos.

Entre os meses de março e abril, o projeto já levou mais de mil alunos as salas do cinema. Isso sem falar que até o final do ano, os estudantes dos projetos Flores da Mata, Cambucá, Casa da Criança, Lugar ao Sol e Núcleo Conviver e Aprender estarão inseridos na programação.

Ao lado da professora Maria Aparecida dos Santos, da E.M Shirley Mariano Estriga, as demais crianças seguem apontando o dedo a cada cartaz que encontram pelo caminho. Embora nunca tenha comparecido a uma sessão de cinema, o menino sabe muito bem o significado da chamada sétima arte. “Sala de filme, desenho”, define Alessandro.

O cinema é capaz de se tornar prazeroso aos olhos dos que assistem, além de promover o desenvolvimento da cultura entre as crianças. “A importância desse projeto na escola é interessante principalmente porque mexemos com os bairros de baixa acessibilidade. Então, é difícil eles estarem vindo ao cinema. Tem muitas crianças aqui que nunca foram ao cinema. Essa é a primeira vez”, afirma Maria Aparecida dos Santos.

E esta foi a segunda vez que a professora compareceu ao projeto, só que com alunos de outras classes. “Depois que participam do projeto, eles ficam diferentes, mais participativos. Comentam com pais e amigos de escola o que assistiram. É muito legal essa empolgação”.

A dona de casa, Janaina Ribeiro Gennari, mãe do aluno Alessandro, acredita que o trabalho tem gerado bons resultados no desempenho do filho. “Quando estou em casa, e ele está assistindo televisão, sempre aponta para o desenho que viu no cinema”. Ela ainda salienta a importância do projeto no município. Muitas vezes não temos como levá-los ao cinema, e essa iniciativa faz com que eles conheçam novos lugares e novas culturas. Se a escola pode fazer isso, ajuda e muito no desenvolvimento dos alunos. Fico contente”.

Iniciado em 2007, o projeto ‘Escola vai ao Cinema’, desenvolvido pela Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, tem como objetivo promover a integração e o desenvolvimento social, oferecendo momentos de lazer, além de utilizar a sétima arte na educação, levando aos participantes novos valores, entretenimento, cultura e desenvolvimento social.

O projeto abrange a Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos (EJA), além dos projetos Flores da Mata, Cambucá, Casa da Criança, Lugar ao Sol e Núcleo Conviver e Aprender.

Educadores e professores acompanhados dos alunos recebem o auxilio de monitores do departamento de Cultura. Os filmes são exibidos todas as terças e quintas-feiras, nos períodos da manhãtarde e noite, no cinema da Cidade, o Cinemar, localizado na Avenida Presidente Kennedy, 126, na Praia do Sonho.

ESTATÍSTICA – Segundo dados divulgados pelo Jornal do Brasil, o Ministério de Cultura apurou que, em 2010, apenas 14% dos brasileiros foram ao cinema ao menos uma vez por mês.