segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Biblioteca Municipal recebe doações de livros da Secretaria de Estado da Cultura

A Biblioteca Municipal Poeta Paulo Bomfim recebeu cerca de 800 publicações com conteúdos diversificados e de qualidade, em reconhecimento às ações de promoção de leitura praticadas por Itanhaém. A doação foi da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo e faz parte do Programa de Estímulo à Leitura, deste setor, que tem como objetivo renovar e ampliar o acervo das bibliotecas públicas municipais.

Dentre as obras doadas estão: dicionários, revistas, coleções, coletâneas, almanaques, romances, clássicos da literatura, catálogos de arte, atlas, livros de auto-ajuda, infantis, além de CDs e DVDs. Os livros já estão à disposição do público. Vale lembrar que para o empréstimo domiciliar, é preciso estar matriculado na Biblioteca.

O prefeito, João Carlos Forssell, declara que os novos exemplares ajudarão ainda mais na pesquisa de estudantes que utilizam a biblioteca, além de estimular o hábito da leitura nos munícipes

A Biblioteca Municipal Poeta Paulo Bomfim fica aberta de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, e está localizada na Rua Cunha Moreira, 71, no Centro. Mais informações através do telefone (13) 3426-1477.

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Inscrições para o Projeto Guri acontecem até 18 de março

Crianças e adolescentes têm até o dia 18 de março para se matricularem nos cursos de violão e percussão (bateria, caxixi, carrilhão, pandeiro, pau de chuva e triângulo), gratuitamente, disponibilizados pelo Projeto Guri. Considerado um dos mais importantes trabalhos socioculturais do Brasil, o Projeto consiste em socializar seus alunos por meio da musicalidade. As inscrições podem ser realizadas todas as segundas e quartas-feiras, no local onde está instalada a Casa da Criança, localizada na Rua Estanislau Gerônimo, 953, no Jardim Oásis.


Para efetuar a inscrição é necessário ter entre 8 e 17 anos e estar regularmente matriculado em uma unidade de ensino. No ato da matrícula, o interessado deverá estar munido da cópia da certidão de nascimento ou Registro Geral (RG), comprovante de residência original, declaração escolar e carteira de vacinação. Além disso, o responsável pela criança também terá de apresentar uma cópia do RG e CPF.

A diretora do departamento de Cultura, Márcia Zanco, destaca a importância dos trabalhos desenvolvidos junto às crianças e adolescentes, utilizando como principal ferramenta a inclusão social. “Essa iniciativa vem a somar de forma significativa aos programas culturais já implantados no Município”.

“Essa é uma boa oportunidade para as crianças e jovens aprenderem a tocar um instrumento. O Projeto Guri além de ensinar a tocar, também ajuda na sociabilização dos alunos, o que é muito importante não só para hoje, mas também é um ensinamento que levarão para toda a vida”, destaca o prefeito João Carlos Forssell.

PROJETO – Criado pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, o Projeto Guri é uma organização sem fins lucrativos, que usa a música como instrumento de cidadania e de resgate da auto-estima de crianças e adolescentes.

Além de Itanhaém, o projeto também se estende a 12 cidades da região: Guarujá, Bertioga, Santos, São Vicente, Mongaguá, Peruíbe, Itariri, Pedro de Toledo, Registro, Sete Barras, Miracatu e Ilha Comprida.

Por Camilla Mayra - Assessoria de Imprensa da Educação

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Biblioteca Municipal realiza exposição “Semana de Arte Moderna de 1922”

A Biblioteca Municipal Poeta Paulo Bomfim promove até o dia 21 de fevereiro a exposição ‘Semana de Arte Moderna de 1922’. Na mostra, o público poderá conferir um pouco da história sobre este evento que marcou a década de 1920.


O objetivo é apresentar aos visitantes e leitores da Biblioteca novas ideias e conceitos artísticos, como a poesia através da declamação, que antes era somente escrita; a música por meio de concertos (já que antigamente só havia cantores sem acompanhamento de orquestras sinfônicas), além das artes plásticas exibidas em telas, esculturas e maquetes de arquitetura, com desenhos arrojados e modernos. Naquela época, o adjetivo “novo” passou a ser marcado em todas estas manifestações, o qual propunha algo, no mínimo, curioso e interessante.

A Biblioteca selecionou alguns títulos do acervo de poesia, música, literatura e arte, dos autores que participaram da Semana de Arte Moderna. Estas obras poderão ser emprestadas para o público em geral.

Entre os artistas, estão nomes consagrados do Modernismo Brasileiro como Mário de Andrade, Aracy Amaral, Oswald de Andrade, Victor Brecheret, Plínio Salgado, Anita Malfatti, Menotti Del Pichia, Guilherme de Almeida, Sérgio Milliet, Heitor Villa-Lobos, Tácito de Almeida, Di Cavalcanti, entre outros.

A mostra ficará aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, na rua Cunha Moreira, 71, no Centro. Informações podem ser obtidas pelo telefone (13) 3426-1477.

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Casa da Música inicia ano letivo e disponibiliza vagas remanescentes

Com o intuito de incentivar a inclusão e facilitar o acesso à arte, foram disponibilizadas para o 1º semestre de 2011 mais de 500 vagas para diferentes modalidades de cursos, como: trompete, trombone, tuba, violão, violoncelo, dança de salão, dança de rua, ballet, artes plásticas, artes cênicas e outros. Aproximadamente 95% das vagas já foram preenchidas e a Casa da Música já está preparada para receber seus novos e veteranos alunos.


Com 473 alunos rematriculados, a Casa da Música além de atuar em projetos de inclusão, como o projeto Lugar ao Sol, disponibilizando professores para ministrar aulas de dança e pintura, atua também no Complexo Educacional Harry Forssell. Segundo a secretária na Casa da Música, Edna dos Santos, “… os alunos que freqüentam as oficinas culturais possuem culturas diferentes e ocupam classes sociais bem distintas, e isto nos faz compreender que o motivo que os trazem até nós é o mesmo motivo que os fazem ir além: a sede por novos desafios”.

Para se matricular, basta comparecer à Casa da Música, situada na Rua Oscar Pereira da Silva, 202 – Belas Artes, munido de cópia do RG, cópia do comprovante de residência e uma foto 3x4. Estão sendo preenchidas as vagas para as oficinas de bombardino, flugel, gaita, melofone, trombone, trompa, trompete, tuba e violão. Maiores informações pelo telefone (13) 3427-1052.

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Exposição "Histórias em Quadrinhos" vai até o dia 05 de fevereiro - Biblioteca

Desde o dia 26 de Janeiro, o público que passa pela Biblioteca Municipal Poeta Paulo Bomfim confere a exposição ‘Histórias em Quadrinhos’, que reúne os grandes nomes da área. Ao todo, serão mais de cem obras, que poderão ser conferidas gratuitamente pelo público, em um espaço reservado, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

Fonte: Departamento de Cultura, por Eduardo Rebelatto
Os apreciadores das histórias em quadrinhos podem conferir diversos títulos, como por exemplo: Flash Gordon, de Alex Raymond; Batman, X-Men, Super-Man, Wolverine, Hulk, Turma da Mônica, Disney (Mickey, Pato Donald, Pateta, Zé Carioca) etc. Já em formato álbum, destaca-se Tarzan – Viagem ao centro da terra; Tarzan – Big Ben Bolt; Os Panteras; Spirit; Fantasma; Tereré; Capitão César – na França ocupada; Almanaque do Príncipe Valente e Almanaque do Gibi – Nostalgia do vol. I ao II.

Outros destaques da mostra são as adaptações de clássicos da literatura estrangeira e nacional em formato de livro infantil. Entre eles estão: O Morro dos Ventos Uivantes, de Emily Bronte; Cyrano de Bergerac, de Edmond Rostand; As Aventuras De Tom Sawyer, de Mark Twain; Casa Grande e Senzala, de Gilberto Freire; Os Lusíadas, de Luis de Camões etc. Essas edições passaram por adaptações acadêmicas podendo ser utilizadas educacionalmente. Entre as raridades estão disponíveis na exposição: Geraldão (Glauco), Mortadelo e Salaminho, Asterix, exemplares de 1961, 1968, 1986.

A mostra ficará aberta ao público até o dia 5 de fevereiro, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, na rua Cunha Moreira, 71, no Centro. Mais informações pelo telefone (13) 3426-1477.

DIA NACIONAL DOS QUADRINHOS – O Dia Nacional dos Quadrinhos foi instituído pela Associação de Quadrinhistas e Cartunistas do Estado de São Paulo para lembrar que nesta data, em 1869, foi publicada a primeira história em quadrinhos brasileira. No Brasil, o surgimento das HQs é atribuído ao italiano naturalizado brasileiro, Ângelo Agostini. Foi ele quem produziu a primeira história (em sequência e com personagem fixa) no país: As Aventuras de Nhô Quim.