terça-feira, 3 de maio de 2011

Projeto ‘Escola Vai ao Cinema’ leva crianças pela primeira vez a sala de filmes

Inquietos, os estudantes da pré-escola correm de um lado para outro do salão. São aproximadamente 30 crianças da E.M Shirley Mariano Estriga que aguardam ansiosamente a liberação da sala de filmes. Para alguns, essa é uma oportunidade única, e o aluno Alessandro Ribeiro Nogueira de 4 anos se integra a esse time de crianças que tiveram pela primeira vez a chance de conhecer o cinema.

Essa realidade só se tornou possível graças ao projeto ‘Escola Vai ao Cinema’, que leva desde 2007, por pelo menos duas vezes por semana, crianças e adultos inseridos na Rede Municipal de Ensino as salas de cinema para assistirem a filmes educativos.

Entre os meses de março e abril, o projeto já levou mais de mil alunos as salas do cinema. Isso sem falar que até o final do ano, os estudantes dos projetos Flores da Mata, Cambucá, Casa da Criança, Lugar ao Sol e Núcleo Conviver e Aprender estarão inseridos na programação.

Ao lado da professora Maria Aparecida dos Santos, da E.M Shirley Mariano Estriga, as demais crianças seguem apontando o dedo a cada cartaz que encontram pelo caminho. Embora nunca tenha comparecido a uma sessão de cinema, o menino sabe muito bem o significado da chamada sétima arte. “Sala de filme, desenho”, define Alessandro.

O cinema é capaz de se tornar prazeroso aos olhos dos que assistem, além de promover o desenvolvimento da cultura entre as crianças. “A importância desse projeto na escola é interessante principalmente porque mexemos com os bairros de baixa acessibilidade. Então, é difícil eles estarem vindo ao cinema. Tem muitas crianças aqui que nunca foram ao cinema. Essa é a primeira vez”, afirma Maria Aparecida dos Santos.

E esta foi a segunda vez que a professora compareceu ao projeto, só que com alunos de outras classes. “Depois que participam do projeto, eles ficam diferentes, mais participativos. Comentam com pais e amigos de escola o que assistiram. É muito legal essa empolgação”.

A dona de casa, Janaina Ribeiro Gennari, mãe do aluno Alessandro, acredita que o trabalho tem gerado bons resultados no desempenho do filho. “Quando estou em casa, e ele está assistindo televisão, sempre aponta para o desenho que viu no cinema”. Ela ainda salienta a importância do projeto no município. Muitas vezes não temos como levá-los ao cinema, e essa iniciativa faz com que eles conheçam novos lugares e novas culturas. Se a escola pode fazer isso, ajuda e muito no desenvolvimento dos alunos. Fico contente”.

Iniciado em 2007, o projeto ‘Escola vai ao Cinema’, desenvolvido pela Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, tem como objetivo promover a integração e o desenvolvimento social, oferecendo momentos de lazer, além de utilizar a sétima arte na educação, levando aos participantes novos valores, entretenimento, cultura e desenvolvimento social.

O projeto abrange a Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos (EJA), além dos projetos Flores da Mata, Cambucá, Casa da Criança, Lugar ao Sol e Núcleo Conviver e Aprender.

Educadores e professores acompanhados dos alunos recebem o auxilio de monitores do departamento de Cultura. Os filmes são exibidos todas as terças e quintas-feiras, nos períodos da manhãtarde e noite, no cinema da Cidade, o Cinemar, localizado na Avenida Presidente Kennedy, 126, na Praia do Sonho.

ESTATÍSTICA – Segundo dados divulgados pelo Jornal do Brasil, o Ministério de Cultura apurou que, em 2010, apenas 14% dos brasileiros foram ao cinema ao menos uma vez por mês.